Simone Tebet anuncia saída do governo Lula para disputar eleições em 2026

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), anunciou nesta sexta-feira (30) que deixará o cargo até o dia 30 de março, prazo exigido pela lei eleitoral para desincompatibilização de titulares de cargos públicos que desejam concorrer nas eleições de outubro de 2026. A declaração foi feita após participação da ministra em evento sobre gastos públicos em São Paulo.

Tebet afirmou que será “candidata a alguma coisa” na corrida eleitoral de 2026, mas ainda não definiu qual cargo disputará nem por qual estado. Em sua fala, ela citou que conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre um possível disputa ao Senado Federal, sem fechar acordo sobre o estado pelo qual concorreria — podendo ser São Paulo ou Mato Grosso do Sul, região de sua base eleitoral.

A ministra também afastou, por ora, a possibilidade de disputar o governo de São Paulo, destacando que o estado conta com nomes fortes dentro da base governista — como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) — que, segundo ela, estão bem posicionados para a corrida ao Palácio dos Bandeirantes.

A saída de ministros para disputar o pleito de 2026 já vinha sendo especulada nos bastidores, com vários titulares se preparando para concorrer a cargos legislativos e executivos em diferentes unidades da Federação.

Notícia anterior
Carro bate em moto de entrega de gás na Av. Garibaldi e deixa o trânsito lento
Próxima notícia
Bahia lidera Nordeste em aprovações no SISU 2026

Notícias relacionadas