Prefeitura de Dias d’Ávila inicia recadastramento de pacientes com glaucoma

O glaucoma é atualmente a principal causa de cegueira irreversível no mundo, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Em Dias d’Ávila, os pacientes diagnosticados com a doença, que até então eram atendidos em Salvador, passarão por um recadastramento realizado pela prefeitura municipal.

A informação foi divulgada durante o programa É do Povo, nesta quarta-feira (3), em entrevista com o secretário de Saúde, Rodrigo Martins. Ele explicou que os munícipes acometidos pela doença serão atendidos em um parceiro credenciado na cidade de Simões Filho.

“Antes, havia uma pactuação entre os municípios da região e Salvador, para que a capital atendesse, dentro da rede credenciada, os pacientes que necessitavam do tratamento do glaucoma”, disse Rodrigo. O secretário destacou que, após uma reunião com gestores da saúde da região, foi constatado que esses atendimentos estavam abaixo do acordado.

“Boa parte dos munícipes não estava sendo atendida em Salvador”, explicou o secretário, ressaltando que, embora os recursos fossem repassados à pasta da saúde da capital, apenas metade dos pacientes recebia atendimento.
Rodrigo Martins ainda informou que há reuniões mensais do colegiado com as cidades da Região Metropolitana e que, neste primeiro momento, o glaucoma foi prioridade. Outros atendimentos atualmente realizados em Salvador podem, futuramente, ser realizados em algum município da RMS.

“Hoje, temos uma articulação muito boa e conseguimos pleitear, tanto junto ao Estado quanto ao Governo Federal, ações baseadas em estudos, e temos avançado em programas no município”, finalizou o secretário.

O glaucoma é uma doença crônica causada pelo aumento da pressão intraocular, que provoca lesões no nervo óptico, responsável por levar as informações visuais ao cérebro. Entre os principais fatores de risco estão hipertensão ocular, hereditariedade, diabetes, etnia negra e asiática, idade acima de 40 anos, miopia e hipotensão arterial.

Quando diagnosticado precocemente, o tratamento adequado mantém a doença controlada, prevenindo novas lesões ao nervo óptico e evitando a perda da visão.

Notícia anterior
Carro bate em moto de entrega de gás na Av. Garibaldi e deixa o trânsito lento

Notícias relacionadas